Direito de Família na Mídia
Setor de Atendimento Especial às Vítimas de Violência é reativado
13/08/2015 Fonte: Jornal do Dia
O Setor Especial de Atendimento de Mulheres e Criança Vítimas de Violência voltou a funcionar em abril deste ano, no prédio da Polícia Técnico-Científica (Politec), na zona norte de Macapá. A inciativa é da Rede Abraça-me, de Proteção à Criança e ao Adolescente, Rede de Atendimento à Mulher (RAM) e Politec, com o monitoramento da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS). O objetivo é a preservação e a prestação de assistência às vítimas. Em quatro meses, 240 atendimentos de violência física e sexual foram realizados, desse total 37 eram crianças.
O serviço foi criado em 2010, ficou sem funcionar nos últimos quatro anos e foi reativado em 2015 por solicitação da SIMS. “Antes, essas vítimas eram expostas, agora são preservadas. Uma entrada discreta leva diretamente à sala de atendimento que funciona na Politec”, explicou Paulenice Rocha, gerente do Núcleo de Proteção Especial (NPE).
As avaliações e exames são feitos em local reservado, diferente de antes, quando essas pessoas ficavam expostas em um corredor de espera onde todos tinham acesso. Leia mais.